Inspeção do Trabalho anuncia Semana CANPAT Construção 2021 de 4 a 8/10

Postada em: 21/07/2021

Resultado da parceria entre a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, vai ser realizada em outubro a Semana CANPAT Construção 2021, dentro da CANPAT 2021. A ação nacional voltada para a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil ocorre de 4 a 8 de outubro.

O anúncio foi feito na últma quarta-feira, 21, pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento virtual da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) sobre o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”, por ocasião do “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”.

Segundo Romulo Machado, a iniciativa visa inaugurar uma nova era, que valorize o diálogo e implemente uma cultura de prevenção de acidente no trabalho.

O objetivo é gerar uma grande mobilização nacional com as representações empresariais (Sinduscons, Seconcis e Sesi) e de trabalhadores com a realização de palestras e visitas técnicas, e o engajamento com o Dia Nacional de SST nas escolas para levar aos estudantes uma mensagem de prevenção para os futuros trabalhadores do setor.

“Inauguramos uma era de diálogo e transformação e, em breve, observaremos nos números a redução dos acidentes e dos infortúnios decorrentes do trabalho”, ressaltou o representante do Ministério da Economia.

Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, o anúncio premia todos os anos de parceria da CBIC com a Inspeção do Trabalho, onde o setor pôde mostrar as dificuldades da construção civil e colaborar para melhorias, como a utilização de bandejas secundárias para a proteção do trabalhador, que foi trazida pela nova NR-18. “O nosso propósito, com o movimento de segurança e saúde no trabalho é promover o trabalho decente”, frisou.

“Será uma semana de orientação e disseminação da cultura prevencionista dentre das empresas de construção, com foco na aplicação da NR-18 e da NR-01 (PGR e GRO)”, salientou Guedes, em que ressaltou a importância do setor produtivo ser protagonista nesse debate para mostrar para a sociedade as ações desenvolvidas para a redução de acidentes dentro do canteiro de obras.

Além disso, ressaltou que o setor empresarial poderá participar do Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas.

Guedes lembrou que a construção civil tem uma experiência exitosa, promovida pelo Sinduscon Chapecó (SC) em parceria com a prefeitura, em que profissionais de SST ligados às empresas de construção dão palestras sobre a cultura prevencionista dentro das escolas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Já temos uma iniciativa neste sentido e a nossa ideia é multiplicar essa experiência nacionalmente para que a cultura se firme e a discussão se torne perene não só nas escolas, mas também nas empresas junto com os trabalhadores”.

Além da Semana da CANPAT Construção e da adoção de ações especiais empresariais – etapa prévia de diálogo setorial, baseado em ações de orientação – Romulo Machado enfatizou que as iniciativas visam a promoção do trabalho decente, uma conduta empresarial responsável, a implementação da NR-18, a sinergia entre os atores para a redução dos acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Fonte:https://cbic.org.br/en_US/inspecao-do-trabalho-anuncia-semana-canpat-construcao-2021-de-4-a-8-10/?ut