Evento que proporciona serviços de saúde e lazer gratuitos para trabalhadores da construção na RMB em 2021 ocorre de forma virtual

Postada em: 20/08/2021

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento que homenageia os trabalhadores do setor da construção no Brasil, que no Pará é organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e realizado no Sesi de Ananindeua, com diversos serviços para a população, em 2021 ocorre de forma on-line neste sábado, 21, às 16h, pela plataforma da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O evento, que esse ano está com o tema “Orgulho de Ser a Força que Constrói”, tem como objetivo homenagear os trabalhadores que atuaram sem cessar no período mais crítico da pandemia do novo coronavírus.

O encontro conta com um show exclusivo do cantor Michel Teló, apresentação da atriz Maria Paula Fidalgo e sorteio de diversos brindes, inclusive de uma moto. Para assistir ao show ao vivo, no dia do evento, basta acessar o link: https://cbiconline.sistemaboss.com.br

Para participar dos sorteios de brindes, os trabalhadores devem estar inscritos na plataforma e conectados no dia do evento. Os prêmios serão sorteados por região, para que todas elas sejam contempladas.

Em 2019, no último evento que ocorreu de forma presencial, foram realizados aproximadamente 14 mil atendimentos, distribuídos em serviços de saúde, educação, cidadania e lazer, com apoio de 24 instituições parceiras e 100 voluntários.

Em 2020 o evento não foi realizado devido ao crescente número de infecções e óbitos pela covid-19. Em 2021, o DNCS retoma a programação com a mudança para o virtual, mas há a esperança de que em 2022 volte a ser como nos anos anteriores. No entanto, as expectativas para o evento nunca mudam, pelo contrário, estão ainda mais alta com a estreia em novo formato, o on-line.

Para o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o evento do DNCS, todos os anos, é um dos dias mais aguardado por muitos que compõem o setor da construção, pois reconhece a importância que o trabalhador do setor possui para economia. “Esse é o momento em que todos nós da indústria da construção nos unimos para homenagear e, também, agradecer a todos os trabalhadores que estão na linha de frente de um dos principais setores da economia e ajudam a construir um Estado e um País melhor”.

Mais do que aguardado por organizadores e empresas parceiras, o DNCS é esperado pelos trabalhadores do setor, os protagonistas do evento, que durante as visitas em canteiros de obras na Região Metropolitana de Belém (RMB) ficam ansiosos com as informações da programação e se mostram felizes em serem reconhecidos pelo seus ofícios.

Para a técnica de segurança no trabalho, Karla Alves, que trabalha no setor há quatro anos, diz que sente orgulho de ser trabalhadora da construção e de poder quebrar esse paradigma de que não existe mulheres no setor operário. “A construção civil é repleta de trabalhadoras e sentimos orgulho de exercer nossas funções dentro de um canteiro de obras, edificando prédios junto com a equipe”.

E completa dizendo que o sentimento é ainda maior de estar inserida no meio quando são tratadas com respeito, principalmente por ser um ambiente predominado por homens. “Nos sentimos mais fortalecidas quando encontramos uma equipe acolhedora, que respeita as mulheres, acredita em nossa capacidade e nos trata como profissionais de fato”, finaliza, contente, Karla.

Para o ajudante de eletricista, Alex Bezerra, diz que se sente muito feliz de fazer parte da construção civil, pois foi no setor que ele encontrou a oportunidade de voltar para o mercado de trabalho formal, em que estava desempregado há cinco anos.

“Estou na construção civil muito feliz, porque é daqui que tiro o sustento da minha família e consigo realizar os meus sonhos e alcançar os meus objetivos. Estava há cinco anos sem emprego de carteira assinada e foi na construção civil que consegui uma nova oportunidade”, relembra, emocionado, Alex.

Vale ressaltar que o evento é gratuito e aberto ao público, e os interessados podem acessar o mesmo link da inscrição para participar e prestigiar a festa do trabalhador da construção. Aproveite!

O projeto Dia Nacional da Construção Social da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, é feito em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Por Adriano Cardoso

Assessor de Comunicação SINDUSCON PARÁ