CBIC reúne jovens lideranças cada vez mais engajadas com o futuro da construção

Postada em: 16/12/2021

Com o objetivo de formar novos líderes para estimular a renovação de lideranças e o fortalecimento da indústria da construção, é cada vez mais intensa a participação de jovens na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nos dias 29 e 30/11, a entidade reuniu, em Brasília, o Grupo CBIC Jovem para uma nova capacitação e a edição 2021 do Enic | Política & Estratégia.

Completaram o grupo, os jovens selecionados no processo seletivo extremamente rigoroso de agosto de 2020, que trouxe profissionais engajadas com o futuro do setor para, efetivamente, colocar a indústria da construção dentro da agenda da inovação, da melhoria da produtividade e do aumento da competitividade.

Para agregar novas competências aos jovens, a CRS/CBIC reuniu o grupo no dia 29/11, em Brasília. A capacitação foi realizada pelos consultores Roberto Lopes, head de inovação, e Felipe Beck, sócio fundador e Head de Estratégia da Beta Hauss. Ao final, os jovens participam de coquetel junto a todo o Conselho de Administração da Entidade.

Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de participar, no dia 30/11, do Enic | Política & Estratégia.

O CBIC Hoje ouviu dois dos novos jovens do grupo: a engenheira civil Julianny Oliveira Lima e o arquiteto João Victor Moreira.

Confira, a seguir, a percepção deles sobre o evento.

CBIC Hoje: O que foi o Enic | Política & Estratégia para você?

Julianny Oliveira Lima – O Enic | Política & Estratégia foi uma oportunidade de me conectar com uma diversidade de pessoas e ideias. Pude ouvir sobre vários assuntos que, “de cara”, geralmente nem são associados/discutidos no setor da construção. Foi um encontro único e cheio de valor.

João Victor Moreira – Uma experiência única. Foi o primeiro evento de grande porte da construção nacional do qual participo. Fez com que eu olhasse para o mercado como um todo e percebesse que são necessários diversos setores da cadeia produtiva do país para desenvolver a indústria da construção.

CBIC Hoje: O que aproveitou para a sua vida profissional?

Julianny Oliveira Lima – Aprendi a “sair da caixa” e olhar para universo grande e complexo que a construção está inserida. Além disso, foi possível desenvolver um olhar para o futuro e entender a perspectiva do setor para o ano que vem, o que me ajudará muito na hora de negociar com meus fornecedores, já que sou compradora e ultimamente minha maior dificuldade na negociação é a insegurança na cotação e fixação de preço (onde conseguíamos proposta com 120 dias de validade, por exemplo, hoje os fornecedores têm dificuldades para colocar até pra 30 dias).

João Victor Moreira – O entendimento do futuro do mercado, para onde devo prosseguir, com base no futuro da construção. Além do networking desse espaço ser incrível, a aprendizagem entorno de um setor que, a cada ano, vem demostrando mais o seu poder no cenário nacional.

CBIC Hoje: O que o evento trouxe de novidade?

Julianny Oliveira Lima – Para mim, que nunca havia participado de um encontro como esse, tudo! Os convidados, a mediadora e os temas abordados. Nunca vi um evento com tanta credibilidade e informação dentro do setor.

João Victor Moreira – Além de levantar alguns possíveis dados para 2022, foi bom identificar como o governo irá se comportar mediante o setor da construção, com a instabilidade de um país que contará com eleições em 2022, e, diante de pessoas que fazem parte de todo esse setor, sobre a inserção de valores da economia para aumentar o PIB no próximo ano.

Fonte:https://cbic.org.br/cbic-reune-jovens-liderancas-cada-vez-mais-engajadas-com-o-futuro-da-construcao/