Cresce dificuldade para contratar mão de obra qualificada na construção civil

Postada em: 05/04/2022

A contratação de mão de obra na construção continua sendo um problema para as empresas do setor. Um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revela aumento na dificuldade de contratação de mão de obra qualificada no setor da construção civil, especialmente pelas empresas de pequeno porte. Segundo o estudo divulgado pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, cerca de 90% das empresas pesquisadas em fevereiro de 2022 veem gargalos no recrutamento, contra 77% em outubro de 2021.

As empresas apontaram maior dificuldade na contratação de pessoal de produção qualificada, principalmente pedreiros (82,0%) e carpinteiros (78,7%), bem como de gestão de obra – mestre de obras (74,7%) e encarregado (70,0%).

Também foi identificada carência de qualificação da mão de obra terceirizada (94.67%).

De acordo com o levantamento, 72,67% das empresas do setor estão dispostas a custear a qualificação dos seus empregados. A maioria (43,33%) prefere que a qualificação dos profissionais seja com aulas práticas e teóricas no próprio canteiro de obras, ministradas por escolas contratadas pelas empresas.

Além disso, a pesquisa detectou que a maioria entende que treinamento da parte teórica por meio eletrônico não é eficaz.

Fonte:https://cbic.org.br/es_ES/cresce-dificuldade-para-contratar-mao-de-obra-qualificada-da-construcao/?u