Sinduscon-PA participou da inauguração da Ponte União, no Rio Moju

Postada em: 31/01/2020

O Secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, e o vice-presidente da Fiepa, Alex Carvalho.

O presidente do Sinduscon e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Alex Dias Carvalho, esteve presente na manhã desta sexta-feira (31), representando a Fiepa, na inauguração da Ponte União sobre o Rio Moju.

A obra foi construída pela empresa associada A Gaspar Viana, e o Sinduscon-PA a parabeniza pelo sucesso na sua execução. A construção da ponte durou apenas 7 meses, fazendo com que esse tempo seja considerado recorde na América Latina, com possibilidade de entrar para o Guinness Book. Vale ressaltar também que a obra foi concluída sem nenhum registro de acidente de trabalho.

Na construção, foi utilizado o sistema de estais, que reduzem o número de pilares e viabiliza a formação de distâncias maiores entre eles, o que facilita a navegação.

O Sinduscon-PA parabeniza a empresa associada A Gaspar Viana, responsável pela obra,
que concluiu a obra em apenas sete meses, um recorde na América Latina.

A engenharia da A Gaspar trabalhou em três frentes para conseguir rapidez das obras: a construção do mastro central no meio do Rio Moju; a construção pré-fabricada da estrutura de aço do tabuleiro da ponte; e a remoção dos escombros do Rio para a liberação dos dois novos canais de navegação da ponte, com vai entre eixos de 134m cada um.

A ponte faz parte do complexo de quatro pontes da Alça Viária, e é a principal artéria rodoviária do Norte do Brasil, integrando a Região Metropolitana de Belém ao Sul e Sudeste do Pará.

O governador Helder Barbalho liberou o tráfego na Ponte União no início da tarde desta sexta-feira (31)

A inauguração contou com a presença do Governador Helder Barbalho, do vice-governador Lúcio Vale, o senador Jader Barbalho, a deputada federal, Elcione Barbalho, o presidente da Alepa, Dr. Daniel,  do titular da Setran, Pádua Andrade, o presidente do Crea-PA, Renato Milhomem, além de outras autoridades, prefeitos da região e de moradores  dos municípios do Acará e Moju.

"A escolha do nome União, ocorre justamente por inaugurarmos uma ponte, um equipamento de transporte, contando com o auxílio de muitas pessoas. A obra é o resultado de uma atitude firme que mostrou a todos que é possível trabalhar com união para construir um futuro melhor para todos os cidadãos do Estado do Pará", disse o governador Helder Barbalho durante a cerimônia.

Com informações da Agência Pará