Conselho do FGTS aprova R$ 65,5 bilhões para habitação em 2020

Postada em: 20/02/2020

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, em reunião extraordinária, ajustes do orçamento do Fundo para este ano. A habitação contará com R$ 65,5 bilhões para este ano.

Além disso, conforme decisão do conselho, haverá uma redução gradual dos subsídios concedidos para as famílias de baixa renda até 2023.

Para 2020, foi mantida a previsão de destinação de R$ 9 bilhões para baixa renda, mas o valor cairá para R$ 8,5 bilhões em 2021; R$ 8 bilhões em 2022 e R$ 7,5 bilhões em 2023.

Segundo o novo presidente do conselho, Julio Cesar Costa Pinto, a ideia é fazer uma “transição suave” na queda dos subsídios.

Na avaliação dele, com o recuo da taxa de juros no país, é preciso discutir se o ideal é destinar recursos para descontos ou para aumentar a quantidade de financiamentos da casa própria. Internamente, essa discussão já é feita no fundo, mas, para fazer mudanças, é preciso revisar normas como a que trata dos juros dos financiamentos feitos com recursos do FGTS.

Costa Pinto avalia que também é preciso considerar a necessidade de se garantir a remuneração das cotas do FGTS para o fundo de investimentos.

Para o ano de 2020, o conselho aprovou um orçamento total de R$ 77,947 bilhões, valor que considera os R$ 65,5 bilhões para habitação, R$ 4 bilhões para saneamento básico e R$ 5 bilhões para infraestrutura urbana.

Recursos para MCMV

O novo presidente do conselho afirmou ainda que um novo decreto liberando recursos para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está para ser publicado.

• O objetivo é impedir que faltem recursos para o Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O governo já liberou R$ 47 milhões desde que o novo titular da pasta, Rogério Marinho,  tomou posse. Com recursos, financiamento para MCMV deve voltar
  • São Paulo tem déficit de mais de 1 milhão de habitações

Durante a reunião extraordinária do conselho, uma das principais reclamações dos representantes dos trabalhadores e dos empregadores foi a falta de previsibilidade do governo para liberação de recursos do orçamento para viabilizar o financiamento de moradias para as famílias das chamadas faixas 1,5 e 2 do programa habitacional federal.

Taxa de adm pela Caixa

O conselho aprovou ainda a liberação de R$ 2,643 bilhões neste ano para pagamento de taxa de administração à Caixa Econômica Federal pelos servidos prestados ao fundo.

• Caixa fecha 2019 com lucro 103% maior
  • Presidente da Caixa diz que discute redução da taxa que banco recebe por administrar FGTS
  • Caixa nega que governo tenha sugerido tirar do banco exclusividade no FGTS
  • Só Caixa tem capacidade técnica para gerir FGTS, diz Guimarães

Costa Pinto lembrou que, no ano passado, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do FGTS que reduziu de 1% para até 0,5% a taxa de administração paga ao banco federal pela prestação dos serviços. Este ajuste precisava ser aprovado também pelo conselho curador do FGTS.

Segundo ele, o valor de R$ 2,643 bilhões equivale a uma taxa de 0,49%, cujo cálculo foi feito com base no valor pago em novembro do ano passado. O montante acaba variando, pois depende das operações efetivamente realizadas.

Fonte:https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/02/19/conselho-do-fgts-aprova-r-655-bilhoes-para-habitac