Reunião de diretoria do Sinduscon-PA via videoconferência

Postada em: 13/04/2020

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (13), a primeira reunião de diretoria do Sinduscon-PA por meio da plataforma Zoom de videoconferência. Esta é a primeira reunião não presencial realizada ao longo dos 78 anos do Sinduscon. A conferência contou com a participação especial do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) José Carlos Martins, e representantes da Caixa Econômica Federal, Pedro Rocha, Superintendente Regional de Habitação da Caixa e o Gerente Executivo de Habitação, Rogério Mendes; bem como com a participação dos advogados do Escritório Silveira Athias, Elton Sinimbú e Eduardo Brito.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins,  iniciou a sua fala dando ênfase nas medidas necessárias que devem ser adotadas pelos empregadores para a garantia da saúde dos trabalhadores em canteiros de obras. O afastamento imediato das pessoas que fazem parte do grupo de risco e a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS’s) foram os destaques nas recomendações do presidente. Em seguida, José Carlos mencionou a importância das ações de crédito da Caixa Econômica Federal para Pessoa Jurídica.

Dando continuidade à reunião, o Superintendente Regional de Habitação da Caixa, Pedro Victor, compartilhou as medidas direcionadas às construtoras e incorporadoras, abrindo espaço para os questionamentos entre os presentes.

O presidente Alex Carvalho parabenizou o segmento de habitação da Caixa por entender da importância do setor da construção civil e imobiliário na retomada da economia, bem como por estar alinhada ao Governo Federal nas ações emergenciais de manutenção dos postos de trabalho. Destacou a sensibilidade em entender e oportunizar mecanismos para que não houvesse entre as empresas paralizaçoes por escassez de clientes e recursos para evoluir com as obras. O presidente também fez um apelo quanto a flexibilização   das ofertas de crédito e capital de giro para as empresas do setor.

Em seguida passou a palavra para os advogados do Escritório Silveira Athias. Elton Sinimbú detalhou sobre as opções da prorrogação da Eleição do Sinduscon-PA devido o momento da pandemia. Ficou definido que será realizada uma reunião específica para tratar dessa pauta. O advogado Eduardo Brito pontuou as principais mudanças, que devem ser observadas pelos empresários, realizadas pelas medidas provisórias até o momento no âmbito trabalhista no período da pandemia.

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho,  encerrou a reunião agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância do associativismo e da união de forças, sobretudo neste difícil momento, de grande turbulência, que todos estão passando.