Sinduscon-PA apresentou três cases no Seminário Regional de responsabilidade social da CBIC

Postada em: 24/09/2020

A Comissão de Responsabilidade Social da CBIC - (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), na manhã de quinta-feira (24), realizou o “Webinar Boas Práticas em Responsabilidade Social Durante a Pandemia na Região Norte e Nordeste, que visa contribuir de forma significativa fomentando atividades de prevenção contra a Covid-19. O Sinduscon-PA foi convidado para apresentar os resultados da campanha “JUNTOS VAMOS SUPERAR ESSE DESAFIO”, que coordenou as ações interna e externas de um conjunto de medidas protetivas em canteiros de obras e para a sociedade.

Durante o período da crise sanitária pelo Covid-19 o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará - (Sinduscon-PA), criou um comitê de gestão de crise a fim de desenvolver várias estratégias de ações de combate a pandemia na prestação de assistência técnica e jurídica aos seus associados, e ações de responsabilidade social para os trabalhadores do setor.

“Para mim é uma satisfação estar participando neste Webinar, que é uma troca de experiência nesta iniciativa de cunho social, a pandemia chegou no Pará e espalhou-se inesperadamente e cresceu em nível alarmante. Agora está sendo um desafio para as entidades lidar com essa situação, e o Sinduscon-PA contou com a ajuda imprescindível da (CBIC), que gerou muitos conteúdos e apoio à todos os Sindicatos. E nós nos utilizamos de todas essas ferramentas e também de todas as instituições de casa (Fiepa), para que pudéssemos estar desenvolvendo um trabalho não só na questão de preservar a vida de nossos trabalhadores. Mas também com olhar mais amplo e fico até emocionado porque para mim isso é uma experiência de vida”, Ressalta, Alex Dias Carvalho - Presidente do Sinduscon-PA.

A ação estratégica de boas práticas de responsabilidade social implementada pelo sindicato “Juntos vamos vencer esse desafio, é composta de um conjunto de três campanhas.

Campanha -  "Com Cuidado Se Constrói" em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) no Pará, ofereceu palestras, oximetria, aferição de temperaturas atendendo aos protocolos sanitários e atividades práticas laborais para os colaboradores do setor da indústria da construção. Foram de 1.800 cestas básicas e kits de higiene, com patrocínios de construtoras e fornecedores do setor da construção, e a parceria com entidades governamentais na distribuição para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

E a “Juntos Por Mais Empregos", promovida  entre  período de 20 de agosto à 11 de setembro deste ano, em parceria com Sesi, Senai e IEL, entidades que compõe o Sistema Fiepa, teve como foco as seguintes atividades: a palestra "Mercado de trabalho e suas transformações", atividade de ginástica laboral, divulgação dos cursos gratuitos EAD oferecidos pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no Pará, orientação sobre emissão da carteirinha do SESI, oferta de combo para exames admissionais e disponibilização de banco de currículos no site do Sinduscon-PA.

Case - A Quadra Engenharia empresa associada que participou com seis canteiros de obras, teve o maior número de adesão por um associada e apresentou o case de sucesso da experiência empresarial com a sua participação na campanha institucional do Sinduscon-PA “Com Cuidado se Constrói”. Entre o período de 5 de junho a 10 de agosto deste ano, foram contabilizados 25 canteiros visitados e 756 trabalhadores atendidos diretamente, totalizando 2.642 beneficiados por esta campanha.

"É de uma importância muito grande esse trabalho que o Sinduscon-PA têm de levar campanhas para dentro dos canteiros, nós sabemos que os funcionários da construção civil e de um modo geral são poucos assistidos, ele precisa de informação e se sentir importante. Sendo assistido e sabendo que alguém está preocupado com ele, não somente nos canteiros mas em casa e com toda a vida do profissional. Toda essa interação que o Sindicato tem com as empresa que consegue levar, campanhas e palestras para dentro dos canteiros reforça neles essa opinião de as empresas e o sindicatos estão preocupados com a categoria como um todo e é isso mesmo que nós estamos. Quanto mais agente proteger e preparar o nosso pessoal seja para vida fora do canteiro, isso só traz benefícios para as empresas de engenharia, então Quadra Engenharia é uma parceira muitos anos do Sinduscon-PA e nós sempre estamos a disposição para qualquer cursos e palestras que o sindicato e deseje levar nos seus canteiros", afimou Antônio Couceiro, Diretor Executivo da Quadra Engenharia e Vice-Presidente do Sinduscon-PA.

O encontro contou com mais de 50 participantes online interagindo e acompanhando as mais diversas temáticas que os expositores apresentaram por meio da plataforma interativa Zoom.

Foram entregues 1.800 cestas básicas e kits de higiene, sendo que 9,5 toneladas de alimentos, 2.700 itens de higiene pessoal. Como resultado das parcerias firmada do Sinduscon-PA com entidades governamentais, tais como Ouvidoria Geral do Estado da do Pará, Fundação de Amparo Papa João XXIII (Funpapa) e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho de Ananindeua (Semcat), que redistribuíram para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o patrocínio das empresas associadas e fornecedores que empreendem no ramo da construção industrial. Para a diretoria do sindicato estas ações integradas são significativas, uma vez que foram 900 famílias contempladas e 3.330 pessoas alcançadas pelos donativos.

Texto: Renato Abreu