SINDUSCOM-PA REALIZA SEGUNDA EDIÇÃO DO ENCONTRO DE CANDIDATOS A PREFEITO DE BELÉM

Postada em: 29/09/2020

O Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Pará (Sinduscon-PA), juntamente com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PA) e a Cooperativa da Construção Civil (Coopercon- PA), realizou o segundo encontro de candidatos à prefeito de Belém nas eleições 2020 na noite do dia (28), na sede do sindicato. A programação teve como objetivo ouvir e analisar as propostas dos candidatos para o setor de construção civil.

O convidado da noite foi o candidato José Benito Priante Júnior, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Priante tem 56 anos, é advogado e já foi vereador do município de Belém, além de deputado estadual, e está no sexto mandato como deputado federal. Com 30 anos de vida pública, já disputou o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

Os presentes expuseram as principais necessidades enfrentadas ao longo da atual gestão municipal, e apresentaram suas demandas para continuar operando de maneira sólida dentro de suas atividades, movimentando a cadeia produtiva na geração de emprego e desenvolvimento regional. O evento foi transmitido pela plataforma Zoom, e teve uma participação significativa do público.

“O setor de construção, mais uma vez representado aqui pelas entidades, liderado aqui pelo Sinduscon-PA, demonstra maturidade na discussão de temas extremamente complexos, que interfere diretamente na qualidade de vida da população Belenense”, destaca Alex Dias Carvalho, presidente do Sinduscon-PA. “E este é o nosso grande propósito, de nós buscarmos essa interlocução com os candidatos para poder não só ouvir quais são as propostas, mas sugerir que pautas que vem por décadas se arrastando, possam ser enfrentadas de uma forma mais dinâmica e atualizadas para a fim repercutir na qualidade de vida de toda a população".

BRT – De acordo com o candidato José Priante, no primeiro dia de mandato, ele estabelecerá a promoção de um certame para reordenar as concessões do transporte coletivo na cidade, buscando melhorar a qualidade dos coletivos, tendo em vista o usuário e a racionalidade de atender a cidade como um todo, regulamentado os transportes alternativos por meio de vans, assim como o transporte fluvial.

Segurança Jurídica – Atualizar o Plano Diretor, lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento da cidade, para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, é mais uma das propostas do candidato. Para Priante, este é um plano antigo, e que em sua gestão irá destravar cidade. Ele também destacou o compromisso de estabelecer uma construção de licenciamento rápido de obras de baixo e alta complexibilidade.

Parcerias – Com intuito de construir a para a construção civil, com objetivo de destravar a cidade e com intuito de democratizar o acesso aos editais e as construções dos projetos, o candidato irá buscar parceria com CREA (Conselho Regional de Arquitetura), objetivando um diálogo transversal com a receita municipal, estadual e federal. Além disso, irá buscar junto ao governo do Estado financiamento e a afinação com o Banpará, para que possa estimular o mercado imobiliário cidade.