Construção Civil lidera geração de empregos em agosto no PA

Postada em: 02/10/2020

O estado do Pará, pelo terceiro mês consecutivo, apresentou crescimento no número de contratações de empregos formais no mês de agosto, totalizando quase 10 mil postos de vagas. O setor de construção civil foi responsável pelo maior quantitativo de vagas ofertadas, contratando mais de seis mil trabalhadores, o que representa 70,4% do total de vagas.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon), Alex Carvalho, explica o crescimento como uma das consequências do arrefecimento da pandemia e de um conjunto de ações tomadas pelo sindicato. “O crescimento no número de contratações no setor de construção é derivado de conjunto de ações, vindas desde o momento crítico do lockdown até o atual cenário, com a criação de políticas muito bem determinadas para garantir a preservação da vida e saúde dos trabalhadores”, falou.

Alex também declarou que o aumento no número de vagas é correlato ao incentivo e a flexibilização de acesso aos créditos imobiliários, o que permite maior procura por imóveis e por consequência, expansão de canteiros de obras. Essa junção possibilitou rápida recuperação no segmento e aumento de empregos ofertados.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o setor de construção ofertou 6.778 vagas de emprego formal e desligou 3.268, o que gera um saldo positivo de 3.510 vagas.

O Pará é o estado da região Norte que mais ofertou vagas de empregos durante o mês de agosto e no âmbito nacional, ocupou a oitava posição no ranking geral.

Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará

Assessoria de Comunicação.