Sinduscon-PA promove curso para dar maior segurança jurídica às empresas

Postada em: 11/09/2020

O curso promoveu o esforço colaborativo interno, fortalecendo a retaguarda contábil e jurídica

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realizou nas últimas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de setembro, o curso técnico “Planejamento Tributário na Construção Civil e Atividade Imobiliária”, voltado a profissionais da área contábil, societária, tributária e financeira de empresas dos segmentos, além de empresários da área, auditores, peritos, estudantes e outros interessados.

Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, que esteve presente na programação, “o objetivo do sindicato é criar um ambiente colaborativo, e que as empresas estejam cada vez mais preparadas”. “É imprescindível a segurança jurídica para os negócios", salientou. A iniciativa do sindicato foi destacada na abertura do curso, por tratar de um assunto tão importante do segmento imobiliário e que proporciona condições para a melhoria das atividades, incluindo o setor da construção.

Durante o evento, foi apresentado um panorama geral, objetivo e prático dos principais aspectos a serem considerados no planejamento tributário de empresas da construção civil, referente à empreitada e administração de obra, bem como da atividade imobiliária, seja incorporação, loteamento, compra, venda e aluguel, considerando características particulares e as operações mais frequentes.

O instrutor, Caio de Passos Melo, que é contador, professor em MBA pela BSSP Centro Educacional e idealizador da Formação em Contabilidade Imobiliária e do Contabilidade abordou na palestra interativa com a plateia um total de dez temas no conteúdo programático.

“Os setores da Construção Civil e da Atividade Imobiliária sempre foram grandes exceções no ambiente tributário brasileiro, e não é de hoje que há pontos polêmicos e áreas cinzentas, em que a legislação não é suficientemente clara”, disse o orientador. “A evolução do mercado e a necessidade do Estado arrecadar só agrava isso”, alertou.

“Por isso, estar atualizado e dominar em profundidade a matéria tributária pode fazer toda a diferença. Primeiro, a diferença entre estar em compliance ou viver sob risco. E, para além disso, a diferença no resultado da empresa: não há como um negócio perdurar e ser competitivo sem prestar atenção nisso”, observou Caio Melo.

A contadora Simone do Socorro de Oliveira Lobato, que tem 28 anos de profissão, comentou sobre a importância da aplicação do curso: “É fato que planejamento tributário é importante para qualquer segmento, pois com ele podemos evitar problemas fiscais, reduzir a carga de impostos, taxas e contribuições devidas, permitindo competitividade e prática de preços mais baixos, por isso esse curso é muito importante para toda a classe empresarial do setor da construção civil e imobiliária, contábil e jurídico”, declarou.

Ela avaliou a premissa segundo a qual são necessários a soma do conhecimento e um trabalho efetivo em equipe, do operacional à alta direção e ações para a eficácia no terreno tributário. “Infelizmente, uma grande parcela dos empresários, não só do setor da construção civil, mas em geral, não alcança essa visão, achando que sempre pode dar o tal do ‘jeitinho brasileiro’. Outra parcela toma decisões somente mediante o parecer jurídico, deixando de lado ou não valorizando pareceres contábeis, ou seja, não observando a prática. Toda empresa deveria ter em conjunto assessoria jurídica e contábil, pois somente assim poderá desenvolver planejamentos para o desenvolvimento seguro de sua empresa”, salientou.

Simone enalteceu a representatividade do Sinduscon no mercado e as ações contínuas de capacitação em benefício das empresas do segmento da construção e do mercado imobiliário. “O trabalho desenvolvido pelo Sinduscon para o setor da construção civil, que é um dos principais setores industriais do País, e do mercado imobiliário é de grande valia, trazendo sempre questões atuais, acompanhando as tendências no mercado, fortalecendo a classe”, comentou.

Fonte:https://www.romanews.com.br/cidade/sinduscon-pa-promove-curso-para-dar-maior-seguranca-juridica-as/9