Caixa anuncia redução de taxas de juros para o setor imobiliário. Sinduscon-PA prevê oportunidade para um crescimento ainda maior do setor até o final

Postada em: 15/10/2020

A Caixa Econômica Federal divulgou ontem (14), durante transmissão ao vivo, redução da taxa de juros da linha de financiamento imobiliário, utilizando recursos da poupança. Pessoas físicas e empresas poderão antecipar recebimento de recursos e adiar pagamento de parcelas por até três meses.

Alex Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado Pará (Sinduscon-PA), explica que esta medida estimulará o mercado que já está em crescente. “Uma medida assertiva que a Caixa traz para o setor, reafirmando o seu compromisso com o segmento imobiliário para retomada da econômica do país. Possibilitando o ingresso de mais pessoas para realizar o sonho da casa própria ou até mesmo investir em um segmento reconhecidamente seguro e rentável”, disse.

O piso reduzirá de 6,5% para 6,25%, mais taxa referencial (TR) anualmente. O teto passará de 8,5% para 8%, mais TR. As novas taxas entram em vigor a partir do dia 22 de outubro para novos financiamentos. A caixa espera conceder mais R$14 bilhões em crédito imobiliário até o final deste ano.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, falou durante a transmissão ao vivo sobre a renovação da política de carência de seis meses para o pagamento da primeira parcela do financiamento. O prazo valerá para todos os contratos fechados até o dia 30 de dezembro.

Para quem já tem um financiamento ativo, a Caixa disponibilizou condições especiais de pagamento no aplicativo próprio. Durante o período de três a seis meses, os empréstimos poderão ser negociados por um valor menor do que o contratado. Este projeto conta com duas modalidades: a primeira permitirá o pagamento de 75% do valor contratado por um período de seis meses; na segunda, o pagamento ficará entre 50% a 75%, por três meses. Mais de 620 mil clientes poderão ser beneficiados com a medida, segundo a Caixa.

A medida foi anunciada após o banco atingir, no mês de outubro, o número recorde de R$ 500 bilhões para o crédito imobiliário, totalizando 5,6 milhões de contratos. Ou seja, entre janeiro e agosto deste ano, o aumento na modalidade de empréstimo com recursos da poupança foi de 102,7% – de R$ 14,51 bilhões para R$ 29,4 bilhões, em comparação com o mesmo período do ano passado. “O anúncio de ontem, com a sua expressividade, reafirmou a importância da Caixa Econômica Federal para o setor imobiliário e certamente representará respostas positivas”, comentou Alex Carvalho.

Durante a transmissão também foi anunciado que todas as contratações de financiamento imobiliário passarão ser totalmente online a partir da próxima segunda-feira (19).  O objetivo da ação é reduzir os impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus e evitar demissões no setor.

Por: Débora Barbosa
Assessoria de Comunicação Sinduscon-PA