Construção Civil: Setor responsável em construir, reformar e transformar a vida das pessoas

Postada em: 25/10/2020

Neste domingo (25) se celebra o dia da construção civil, data instituída para homenagear todos os profissionais ligados direto ou indiretamente a indústria da construção. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a construção civil movimenta diretamente 62 atividades econômicas, que juntas representam 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O estado do Pará é responsável por 2,6% do quantitativo nacional, sendo o estado da região Norte com maior índice de PIB. Para o Pará, o setor da construção civil retrata 4,6% da economia.

Esses dados vão muito além de números: representam a construção e realização de sonhos. Ribamar Monteiro, almoxarife da Quadra Engenharia falou sobre como o setor transformou a sua vida. “A construção civil possibilitou a realização de alguns sonhos. Trabalhar de forma honesta e justa e ter um retorno financeiro foi um destes sonhos realizados. Foi através da construção civil que pude realizar o sonho de me formar na faculdade, de comprar minha casa própria, meu carro e constituir uma família estabilizada”. Ribamar também contou como é gratificante contribuir para que outras pessoas realizem os seus sonhos, como o da casa própria. “Poder ver a satisfação dos clientes quando entregamos um empreendimento ou quando possibilitamos o direito de ir e vir por meio da infraestrutura viária é muito bom” falou.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por quem escolheu viver a construção civil, a profissão, com toda a sua diversidade, significa transformação e incentivo para melhoraria. “A construção civil é uma atividade apaixonante. Essa eletrizante jornada pode nos trazer algumas dores, mas também traz um amadurecimento muito amplo pela pluralidade que o setor oferece. Essa efervescência toda é que nos deixa fascinados e desafiados sempre a ser melhor”, comentou Alex Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-PA).

Fabrizio Almeida, presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon-PA) também contou que a profissão foi a realização de um sonho. “A construção civil representa a realização de um sonho de criança. Hoje me sinto realizado em estar na construção através da engenharia”, disse.

Para a Lecy Garcia, diretora de relações de trabalho do Sinduscon-PA, a construção civil é transformar em real aquilo que existe no imaginário. “A construção civil representa a transformação, representa desafiar o imponderável, tornar possível o impossível. Ela é o concreto dos sonhos de homens e mulheres que acreditam na construção de algo maior em cada um de nós”, falou.

O Presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos também explicou sobre a importância do setor. “A importância da Construção Civil para todos nós está além das casas, prédios, pontes e outras benfeitorias feitas pelo setor, essenciais para o mundo moderno. Ela também ajuda a movimentar a economia e gerar milhares de empregos. Nossos parabéns a esse setor que tanto contribui com a sociedade”.

O Sinduscon-PA, simbolizado na fala dessas pessoas, agradece o empenho e parabeniza a dedicação de todos que ajudam a construir um futuro melhor, contribuindo para o desenvolvimento econômico, estrutural e social do país.

Por: Débora Barbosa
Assessoria de Comunicação- Sinduscon-PA.