Sinduscon-PA participa do ato de assinatura do protocolo de intenções para instalação de fábrica de cimento no município de São João de Pirabas, no Pa

Postada em: 29/10/2020

O Sindicato da Indústria de Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) participou na tarde de hoje (29) do ato de assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para implementação de fábrica de cimento no município de São João de Pirabas, localizado no nordeste paraense. A assinatura do ato de intenções aconteceu no Palácios dos Despachos, em Belém, e o investimento para execução da fábrica é de 1 bilhão de reais.

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, que estava no evento representando também a Federação das Indústrias (FIEPA) comentou que a escolha do município para sediar a fábrica de cimento será muito importante para o setor. “Nós da construção civil que neste momento, que atravessamos um período dificílimo dado a escassez de produtos para o Pará, a instalação da fábrica gera uma expectativa muito grande, não só de emprego e renda, mas também de desenvolvimento para o nosso estado. A fábrica poderá duplicar ou até mesmo triplicar a oferta de cimentos, o que possibilitará uma demanda mais ampla e o barateamento dos insumos, que por consequência, resultaram nos preços das obras da construção civil”, comentou Alex.

O município de São João de Pirabas fica a 192 quilômetros da capital paraense e possui 23 mil habitantes, foi escolhido para sediar a indústria do cimento devido tendência da região para produção do insumo. Segundo a Companhia Siderúrgica Nacional, a produção fabril será de dois milhões de toneladas por mês, sendo exportado para Belém e outros municípios. O escoamento do produto deve ocorrer de modo hidroviário e a mão de obra deve ser totalmente local, possibilitando geração de mais de 12 mil empregos.

Para o prefeito do município, Antônio das Mercês, a fábrica significará muito para a cidade. Segundo o Antônio, cerca de 70% da população depende das vagas da prefeitura. “Esta assinatura é um marco para o município de São João de Pirabas porque vamos gerar emprego e renda. Temos poucas empresas na região, mas a partir da instalação da fábrica teremos novas oportunidades", disse.

René de Oliveira, secretário da Fazenda também falou sobre como a implantação da fábrica movimentará a receita estadual. “A implantação de uma indústria no estado tem uma importância enorme. Nós estamos falando de incremento estrutural, não apenas para o estado, mas também para o município que vai aumentar a cota-parte do ICMS de uma forma impressionante”, falou

O governador do Estado, Hélder Barbalho, comentou que a fábrica será a maior do Pará, garantindo produto fundamental para o desenvolvimento estadual e do município de São João de Pirabas. "Será a maior fábrica paraense de cimento. Serão mais de 12,5 mil empregos na instalação e 2,5 mil empregos quando a fábrica estiver funcionando. Isto vai garantir oferta de produto para o desenvolvimento da construção civil”, contou o governador.

Por: Débora Barbosa

Assessoria de Comunicação- SINDUSCON-PA.