ESocial tem novo sistema publicado e promete simplificação para o uso da plataforma

Postada em: 12/11/2020

O Governo Federal divulgou ontem (11) ajustes no layout da plataforma do eSocial -Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. A atualização prevê a simplificação da plataforma, que entrará em operação a partir do dia 10/05/2021, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças.

Entre as principais mudanças, destaca-se a redução em mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas. A maior alteração ocorreu nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando e engessamento anterior que existia no envio e validação de eventos.

Também foi realizada uma revisão completa do Manual de Orientação do eSocial, atendendo a nova simplificação dos layouts. Confira como ficou o calendário atualizado de obrigatoriedade para cada grupo aqui.

Mais informações acesse o Manual de Orientações clicando aqui.

Com informações Governo Federal- eSocial

Por: Débora Barbosa

Assessoria de Comunicação- Sinduscon-PA.