Projeto de regularização fundiária em Ananindeua prevê a inserção de 8 bilhões de reais em crédito imobiliário nos próximos 4 anos, no Pará

Postada em: 18/12/2020

O Governo do Estado do Pará, em parceria com a nova prefeitura do município de Ananindeua, o Cartório de Registro e o Instituto de Terras do Pará (Interpa) reuniram-se na última segunda-feira (14) para planejar a implementação do programa de regularização fundiária urbana. A ação espera injetar nos próximos quatro anos, oito bilhões de reais na economia e regularizar 100 mil imóveis.

A cidade de Ananindeua foi escolhida para sediar o projeto piloto devido a sua baixa taxa de regularização fundiária, que corresponde apenas entre 15% e 18% do total de imóveis e seu alto número de habitantes, somando mais de 600 mil moradores. Com a regulamentação, os munícipios poderão ter acesso facilitado à créditos imobiliários, à segurança jurídica do imóvel e à valorização financeira dos seus bens. Segundo Rafael Iacocacci, registrador substituto do Cartório de Registros de Ananindeua, os proprietários que regularizarem os seus imóveis terão aumento de 35% a 42% do valor de venda, possibilitando maior renda e receita. Além disto, com a regularização é possível financiar as propriedades e disponibilizar crédito imobiliário.

Rafael falou também de como o setor da construção civil será beneficiado e como o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) é fundamental neste processo de crescimento do mercado imobiliário. “Com a regularização, a família terá crédito e garantia bancaria e poderá, assim comprar outro imóvel, construir ou reformar outras propriedades, fomentando o mercado imobiliário que já está em alta na região”, comentou Rafael.

De acordo com o último Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua divulgado pelo Sinduscon-PA, ainda em cenário de crise, o setor imobiliário expandiu: nos três últimos meses do ano, os municípios venderam mais de 600 unidades habitacionais. Com a regularização fundiária, o sindicato espera um crescimento exponencial para o próximo ano.

O projeto deve começar no início de 2021, com a posse do novo prefeito eleito de Ananindeua, Dr. Daniel Barbosa, e prevê, a partir disto, duplicar a arrecadação do município.

Por Débora Barbosa

Assessoria de comunicação
Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará.