Covid-19: mais de 3 mil trabalhadores sem atividade por obras paradas no Pará

Postada em: 26/03/2021

Em um ano de pandemia do novo coronavírus, o Pará registrou 129 obras paralisadas e, consequentemente, a inatividade de 3.321 trabalhadores diretos e indiretos. Os dados são da pesquisa ‘Impactos da Covid-19 no Setor da Construção Civil’, que também ressalga a soma de funcionários do setor com suspeita da doença e que positivaram a Covid-19, colaboradores com internação hospitalar, recuperados e casos de óbitos decorrentes do vírus, entre outros levantamentos.

Referente ao período da pandemia, ou seja, os últimos 12 meses, a pesquisa foi divulgada no dia 19 de março pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-PA).

O estudo contou com a participação de 57 empresas de vários segmentos da indústria da construção, de diversos portes econômicos, abrangendo 325 obras, com o total de 8.580 trabalhadores envolvidos.

A partir dos dados, a indústria da construção planeja ações para o retorno do setor, de forma breve e segura, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança e reforçando medidas que já vem sendo tomadas e que comprovam a seguridade que o setor oferece.

Medidas preventivas adotadas pelo setor paraense até o momento:

Medidas de reforço de higiene (álcool em gel, mais banheiros, limpeza dos ambientes, etc)
Informativos sobre medidas preventivas contra a doença
Restrição de acesso de funcionários com sintomas
Horário escalonado de almoço
Horário escalonado de vestiário
Medição da temperatura na entrada e saída da obra
Transporte especial aos funcionários
Fornecimento de máscaras para o transporte (trajeto ao trabalho)
Fornecimento de máscaras extras na obra (além das obrigatórias – EPI)

Veja os resultados coletados na pesquisa ‘Impactos da Covid-19 no Setor da Construção Civil’.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

Fonte:https://cbic.org.br/covid-19-mais-de-3-mil-trabalhadores-sem-atividade-por-obras-paradas-no-para/?ut

Cadastre-se para receber o nosso clipping eletrônico